Poluição sonora faz mal para a saúde

Olá ,

Nesse artigo quero falar sobre as consequências da poluição sonora e o reflexo disso em nossa saúde.

perda-auditiva-1

A poluição sonora é causada através de ruído, que é o som indesejado, sendo considerada uma das formas mais graves de agressão ao homem e ao meio ambiente. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o limite tolerável ao ouvido humano é de 65 dB (A). Acima disso, nosso organismo sofre estresse, e com isso, aumenta o risco de doenças.

Com ruídos acima de 85 dB (A) aumenta o risco de comprometimento auditivo. Dois fatores são determinantes para mensurar a amplitude da poluição sonora: o tempo de exposição e o nível do barulho a que se expõe a pessoa.

A perda auditiva, o efeito mais comum associado ao excesso de ruído, pode ser causado por várias atividades da vida diária. Existe por exemplo, perda de 30% da audição nos que usam Mp3, Ipods ou laser disk durante duas horas por dia durante dois anos em níveis próximos de 80 dB (A). Calcula-se que cerca de 30 milhões de brasileiros possua distúrbios auditivos, sendo que, desse total, a rubéola é responsável por 20% dos casos.

Atualmente, cerca de 5% das insônias são causadas por fatores externos, principalmente ruídos. A poluição sonora aumentou muito nos últimos anos nas grandes cidades. Os agentes poluidores são ruídos e sons fortes, acima dos limites permitidos pelos órgãos reguladores municipais, estaduais e federais.

COMO PROTEGER SUA AUDIÇÃO ?

zumbido no ouvido ao deitar

A perda da audição ocorre tanto devido à exposição a um barulho muito intenso, quanto à exposição contínua a ruídos de menor intensidade. Os ruídos que podem causar danos, mesmo em curtas exposições, são aqueles situados na faixa dos 140 decibéis (dB – decibel: unidade utilizada na medida da intensidade do som).

Aqui vão algumas dicas práticas para prevenir-se da poluição sonora:

  1. Evite locais com muito barulho;
  2. Use protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído;
  3. Não escute música com volume alto demais;
  4. Não grite em locais fechados;
  5. Feche as janelas do carro em locais de trânsito barulhento;

Caso você sofra com algum tipo de zumbido no ouvido, uma das consequências da exposição á poluição sonora. conheça a solução natural e sem contra indicação no vídeo abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s