Como manter a saúde auditiva no trabalho?

Nesse artigo você vai aprender a identificar e prevenir os riscos e o surgimento da perda auditiva relacionada ao trabalho.

 

Conhecida como Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). A doença auditiva relacionada ao trabalho ocorre em sua maioria, devido aos riscos existentes em determinados ambientes laborais, provenientes da exposição continua a ruídos e barulhos intensos.

doenca-auditiva

Essa doença pode estar relacionada a outros fatores causais, como por exemplo, a vibração, o calor, e a exposição a substâncias químicas, exposição por tempo prolongado ao ruído, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído, para a qual não existe tratamento eficaz e nem possibilidade de melhora mesmo após o afastamento do trabalho.

Para identificar uma perda auditiva é importante que tanto empregadores como também empregados, estejam sempre atentos aos principais sinais e sintomas do surgimento da doença, ainda em sua fase inicial:

Principais sinais e sintomas:
– perda auditiva
– zumbidos
– dificuldade de compreensão da fala
– dificuldade de localização da fonte sonora
– dificuldade de atenção e concentração durante realização de tarefas
– intolerância a sons intensos
– alterações do sono
– dor de cabeça
– tontura
– irritação e ansiedade
– isolamento

A maior ocorrência da perda auditiva no trabalho está presente em ambientes laborais com atividades relacionadas aos setores da siderurgia, metalurgia, produção gráfica, indústria têxtil, construção civil, agricultura e transporte.

Outros agentes podem ocasionar danos auditivos, por exemplo:

  • Exposição continua a determinados ruídos ambientais;
  • Exposição continua a agentes e substâncias químicas (combustíveis e solventes);
  • Exposição a vibrações intensas;
  • Exposição intensa ao calor em ambientes de trabalho, como por exemplo, as caldeiras.

Existem várias maneiras de amenizar e combater a perda auditiva. Um sintoma muito comum de perda auditiva é o zumbido no ouvido. Inclusive uma pessoa que sofria desse mal chamado Timóteo Campos lançou um produto recentemente. Perguntei a ele se o Programa de Restauração Auditiva Funciona em caso de zumbido permanente e ele me respondeu que sim.

perda-auditiva-1

A avaliação clínica é realizada de forma interdisciplinar entre o médico otorrinolaringologista e fonoaudiólogo, é importante para o diagnóstico terapêutico adequado dos casos de PAIR.

É importante salientar que identificar o diagnóstico precoce pode evitar o agravamento da perda auditiva apresentada pelo trabalhador, além disso, um diagnóstico precoce  permitirá que medidas de proteção individual e coletiva sejam adotadas, evitando assim o desencadeamento de perda auditiva em trabalhadores sadios e o agravamento naqueles que já estão adoecidos.

Após os exames, o médico deve avaliar os resultados obtidos para informar o diagnóstico e o tratamento adequado. Nos casos de um diagnóstico precoce da doença, o trabalhador poderá se submeter a um planejamento terapêutico para evitar o agravamento dos sintomas.

IMPORTANTE: O SUS conta com uma Rede de Atenção à Saúde Auditiva, com unidades de média e alta complexidade responsáveis pela investigação, diagnóstico, tratamento e reabilitação de perda auditiva.

Você pode se informar em qualquer unidade próxima a sua residência sobre como ter acesso ao tratamento oferecido pelo Sistema único de Saúde ( SUS). Dessa maneira, você pode fazer um diagnóstico gratuitamente e tratar dos sintomas da perda auditiva para rapidamente solucioná-los.

 

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s